Utilizamos o ciclo de melhoria contínua PDCA para resolução de problemas. Na primeira fase desse ciclo (P-Planejamento), te ensinamos a entender o problema e quais causas podem estar associadas a ele. Caso não existam informações prévias sobre o desempenho daquele processo, criamos um plano de coleta de dados para aprofundar em cada etapa e quantificar índices de falha, tempo de execução, retorno e outras variáveis que permitam um maior entendimento de como o processo funciona, além de direcionar nas análises de causas para inconformidades.
Reduza custos, melhore o fluxo de trabalho e controle sua operação através de indicadores.
Diante das ocupações do dia a dia é comum que gestores se concentrem em resolver problemas da rotina sem analisar quais as causas mais impactantes. Isso pode gerar vários reflexos, inclusive problemas maiores. Aqui na Gestão Correta, te ajudamos a resolver problemas com metodologia direcionada a resultados (metas, KPI's e métricas).
Processos fluidos
Reduza tarefas desnecessárias das rotinas, torne o fluxo de trabalho simples, onde as pessoas tenham facilidade em acertar e dificuldade em falhar. Elimine o vai e vem de informações e pessoas dentro da sua rotina, diminuindo desgaste operacional através de um processo continuado.
Comunicação síncrona
Elimine desconexões nas tarefas entre os setores, tornando a comunicação entre os membros da equipe mais clara e livre de ruídos. Dessa forma, o time se torna mais uniforme e alinhado às mudanças necessárias para a melhoria dos processos e alcance dos resultados.
Reduza custos
Retrabalho, excesso de processamento e atividades que não geram valor são custos implícitos que passam despercebidos no dia a dia. Mapeando e reformulando os processos, é possível direcionar os colaboradores para o desenvolvimento de tarefas ou projetos que realmente façam sentido e melhorem resultados.
Gestão à vista
Torne os seus processos controláveis através de dashboards com os KPI’s (indicadores chave de resultado) essenciais para o acompanhamento dos processos. Entenda rapidamente se as pessoas estão fazendo as coisas da maneira correta e se os objetivos definidos estão sendo alcançados.




Produza mais com a mesma estrutura.
Te ajudamos a melhorar processos e definir tolerâncias para inconformidades e metas para os principais indicadores de resultado.
- Elimine desperdícios.
- Aumente a qualidade das entregas.
- Promova maior engajamento do time.
Analisamos o processo


Mapeamos o processo a ser melhorado
Ainda na fase de planejamento (P), te ensinamos a verificar através de fluxogramas, como funciona detalhadamente o fluxo do processo. A partir desse mapeamento, conseguimos enxergar possibilidades de simplificação, redução ou eliminação de determinadas tarefas. Os pontos críticos serão marcados e estruturados os pontos de verificação para garantir que possíveis falhas que venham a ocorrer não continuem no processo.
Definimos objetivos
É também na fase de planejamento que definimos em qual resultado queremos chegar. Exemplo: Queremos reduzir o retorno de pedidos no setor de faturamento em 50% no período de 6 meses. A partir desse objetivo, te ensinamos a desenhar o estudo de metas, definimos qual métrica será utilizada (percentual de pedidos defeituosos, por exemplo), como esse indicador será acompanhado e como verificamos se as ações de bloqueio estão sendo executadas ou não.


Criamos uma ação de bloqueio
Avançando no ciclo PDCA, ingressamos na fase de execução ou Do (do verbo fazer em inglês). Apontada a causa a ser validada, junto com seu time, criamos planos de ação que direcionem ao bloqueio do problema. Treinamos os envolvidos no processo, explicando o propósito daquela mudança e como ela poderá beneficiar, não só a empresa, mas também as pessoas por meio da simplificação de tarefas, redução do desgaste operacional e melhoria dos resultados.
Controlamos e padronizamos
Chegamos nas fase C (checagem) e A (ação corretiva ou padronização da ação). Nessas fases definimos as metas, KPI’s e métricas de acompanhamento do processo, além de estabelecer uma rotina de checagem de execução das ações por meio de reuniões periódicas, nas quais buscamos tratar desvios de execução e/ou dos resultados esperados. Identificado o bloqueio da(s) causa(s), conduzimos a padronização daquele plano de ação, direcionando o time para uma rotina de trabalhar para manter. Caso a causa não seja bloqueada, retornamos à fase de planejamento e identificamos se o plano de ação foi insuficiente, se não foi executado ou se a causa foi equivocada.

Fale com nosso consultor
- Elimine tarefas desnecessárias.
- Reduza custo e aumente a qualidade das entregas.
- Aumente a satisfação dos clientes.
