Gestão Correta

Por que uma cultura de melhoria contínua é tão importante para o seu negócio?

Estruturar os processos do seu negócio pode ser uma tarefa difícil quando não se trabalha com uma cultura voltada para melhoria contínua. É muito comum lideranças tentarem desenvolver projetos ou implantar processos e: não conseguirem sedimentar as mudanças, não conseguirem direcionar o time, não conseguirem gerar continuidade. Alguns fatores devem ser observados com cuidado quando se quer alcançar melhorias dentro do seu negócio:

Cultura do culpado

Um ponto fundamental para a criação de uma cultura de melhoria contínua é, antes de qualquer coisa, eliminar a cultura do culpado. Elimine o medo que as pessoas têm de se expor e criticar os processos. Normalmente os colaboradores acreditam que expondo os problemas do seu setor, ou dos demais setores, se prejudicarão ou aos colegas de trabalho. O líder é crucial para que essa barreira seja rompida. Criar um ambiente horizontal, em que todos tenham chance de expor suas ideias (veja como fazer um bainstorming), de participar das resoluções e de executar aquilo que eles acreditam que será uma forma de bloquear o problema, aumenta o sentimento de pertencimento e a vontade de querer melhorar. Isso porque nesse momento os objetivos deixam de ser da empresa e passam a ser de todos.

Não gerar senso de importância

Desenvolver projetos de melhoria não pode ser um puxadinho dentro da sua empresa. Assim como os demais setores tem rotinas, horários, prazos, locais e, principalmente, pessoas direcionadas a desenvolver o trabalho, não pode ser diferente quando você está desenvolvendo melhoria. Frequentemente lidamos com empresas discutindo mudanças ‘quando sobra tempo para essas reuniões’ ou querendo implantar processos sem considerar que mudanças ambientais devem ser feitas para facilitar a operação. A falta se sensibilidade a esses pontos pode, inclusive, aumentar a resistência das pessoas às mudanças sugeridas (veja como criar um ambiente favorável a mudanças), como também criar uma cultura de boicote, ou seja, as pessoas sempre ficarão desacreditadas quando a liderança sugerir alguma melhoria.

Entender de método de melhoria

Por último, porém não menos importante, saber melhorar processos e gerar resultados. Método de gerenciamento também é ciência: estudar o problema, analisar suas causas, formular hipóteses, criar uma tese de resolução, testar a tese e validar através dos resultados encontrados (veja aqui como aplicar o ciclo PDCA). Por vezes as pessoas desistem dos projetos que tentam desenvolver porque o primeiro plano de ação falha. Com a metodologia correta, a frustração do fracasso da primeira ação é transformada em aprendizado e serve como base para agregar mais conhecimento na sua empresa. Se você não se sente preparado para desenvolver projetos de melhoria, procure esse conhecimento através de cursos, mentorias, consultorias ou contrate um profissional para te ajudar a desenvolver esses projetos.

Resumo da estruturação do seu negócio para desenvolver melhoria: estrutura, estratégia e método. Seguindo a ordem, a empresa deve fornecer a estrutura necessária para que as pessoas consigam, discutir, analisar e executar os projetos de melhoria; na estratégia, a direção da empresa deve validar e trabalhar de acordo com a cultura de melhoria, liderando todo o seu time pelo exemplo; e por fim, usar uma metodologia adequada para solução de problemas, em que as ações busquem tratar as causas, os fracassos virem aprendizados e as pessoas se sintam pertencidas e responsáveis pelos resultados alcançados.

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